Google penalizará sites que abusam de SEO

No Comments »


A Google parece estar a ultimar agora o que foi deixando no ar, pelo menos desde 2009. Vai penalizar websites que apresentem uso excessivo de técnicas de SEO.

Durante o evento de cultura digital SXSW nos EUA, Matt Cutts, engenheiro da empresa, revelou que o Google está a preparar mais uma mudança no seu algoritmo de busca. O objectivo é penalizar websites que, embora não possuam bons conteúdos, costumam aparecer entre os primeiros resultados de pesquisas.

«Quanto às pessoas que estão a abusar do SEO (optimização para motores de busca), nós em geral não anunciamos alterações antecipadamente, mas há algo em que estamos a trabalhar nos últimos tempos e queremos implementar nas próximas semanas ou meses», anunciou Cutts.

Segundo o engenheiro, o software GoogleBot, responsável pela recolha e organização de portais, ficará mais inteligente, a fim de aumentar a relevância dos resultados. «Iremos atrás daqueles que enchem a página de palavras-chave, trocam muitos links ou vão além do que normalmente esperamos. Temos muitas pessoas a trabalhar nisso no momento.»

Como o Google não divulga detalhes sobre seus métodos de classificação de páginas, não é possível saber o que eles consideram como sites “muito otimizados”, mas o Panda foi bastante criticado por webmasters, especialmente os que perderam muito tráfego, e dinheiro, com a mudança. Tanto é que o próprio Google lançou um formulário para que os usuários ajudassem a detectar falhas no Panda.

A alteração pode e deve estar disponível nos próximos meses. A mensagem do Google é clara e remete a um dos princípios básicos de qualidade definidos pelo buscador: crie páginas principalmente para os utilizadores, não para os mecanismos de pesquisa.

É o excesso de optimização mau para um website? [ENG] Is over-optimization bad for a website? (2009)

Neste artigo do search engine land podemos encontrar ainda mais informação sobre este assunto.

O que acha de mais esta evolução do GoogleBot?

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments

Related Posts

Leave A Response

*