O objetivo deste post é auxiliá-lo a optimizar o processo de pesquisa dos seus vídeos no youtube – seja para fins comerciais, ou até entretenimento.
Em primeiro lugar, devemos ter claro que o Youtube não é um repositório de vídeos mas sim uma rede social. Não podemos pensar, que apenas o facto da sua empresa ou você fazer upload de vídeos com frequência quer dizer que faz um bom uso deste canal.
Antes de ser um instrumento de SEO é um canal de comunicação entre clientes e empresa. Estimule o debate e esteja preparado para ter comentários negativos de vez em quando. O importante é gerar este debate e colher feedbacks, ajustando seus próximos vídeos às expectativas de seus followers. Não alimente discussões sem sentido e mostre que está aberto para as opiniões das pessoas que vêm o que faz e publica .
Para um bom nível de popularidade no Youtube é preciso participar, ou seja, ver outros vídeos, avaliar, comentar, recomendar, criar grupos, adicionar listas de reprodução e etc.
Seguem abaixo, algumas táticas que podem ajudar bastante no número de visualizações dos seus vídeos:
O que pesa na pesquisa interna do YouTube:
- Tags (palavras-chave);
- Descrição;
- Popularidade;
- Rating (avaliações do Utilizador).
Canal YouTube:
- Inclua vídeos num único canal;
- Mantenha a página atualizada;
- Tenha um link permanente para o site;
- Descrição do Canal: usar este campo para incluir as principais informações sobre a marca utilizando palavras-chave que estejam associadas à marca/campanha;
- Categoria do Canal: sempre vincular o seu canal a uma categoria.
Vídeo:
- Inserir um link para o site sempre que postar um vídeo;
- Insira uma introdução nos vídeos com o logo da marca, o título do vídeo e uma imagem que diferencia cada um deles;
- Categoria do vídeo: sempre vincular seu vídeo a uma categoria;
- Cada vídeo deve ter uma lista de palavras cadastradas (tags, palavras-chave) que estejam relacionados com o que foi falado e explicado no vídeo. Devem ser cadastradas no mínimo 5 palavras por vídeo podendo chegar até 15;
- Título dos vídeos: deve ser o mais informativo possível e associado ao conteúdo de forma direta;
- Descrição do vídeo: descrição do assunto de maneira simples e direta utilizando palavras associadas ao conteúdo. Estas palavras irão aumentar as chances dos utilizadores encontrarem os vídeos na área de Buscas.
No website:
- Crie um link no site para o canal no Youtube ou para o vídeo.
Outras recomendações:
- Acompanhe as estatísticas de visualizações dos vídeos e comentários dos utilizadores;
- Passe sempre as suas informações de maneira limpa e clara. Canais e vídeos com informação em excesso cansam o utilizador e dificilmente trará retorno;
- Não economize em links para o vídeo, se seu objetivo é acessos (que resultam em publicidade), links vão auxiliar a alcançar essa meta;
- Incentive os comentários dos vídeos, se proponha a responder as dúvidas;
- Incentive os utilizadores a avaliar o vídeo.
Com base nessas dicas e instruções não se garante um primeiro lugar nas pesquisas, mas com certeza que lhe traté uma melhoria no posicionamento dos seus vídeos.
Comentários
Powered by Facebook Comments