Gigantes da Internet vão testar novo protocolo de comunicações

No Comments »


“No próximo dia 8 de Junho vários gigantes da Web, como o Google, o Facebook e oYahoo vão usar durante 24 horas o IPv6, o protocolo de comunicações para a Internet desenvolvido para substituir o actual IPv4.

O evento, denominado World IPv6 Day, é apresentado como o primeiro teste à escala global da tecnologia e vai contar com a participação de outras empresas e entidades.

Com o test drive a Internet Society, sua promotora, quer essencialmente motivar os players do sector a prepararem os seus serviços para o IPv6, assegurando a transição para o novo protocolo antes que o actual se esgote. “É uma óptima oportunidade para testar o IPv6”, refere Leslie Daigle, director de tecnologia da Internet Society. “Esperamos que os resultados sejam positivos e que outros o adoptem o quanto antes”.

upgrade para a nova norma é importante pelas mais-valias que comporta, mas também porque os endereços do IPv4, criado há 30 anos, estão prestes a esgotar-se.

A versão 6 do protocolo de Internet permitirá criar um sistema de endereçamento quase ilimitado, mas o processo de adesão à norma tem sido demasiado lento face ao nível de crescimento das solicitações, atendendo ao cada vez maior número de dispositivos ligados à grande rede.

Há algum tempo que os especialistas afirmam que, em poucos meses, o actual sistema não terá capacidade para dar resposta ao crescimento da Internet, atingindo os seus pouco mais de quatro mil milhões de endereços disponíveis. Actualmente fala-se numa questão de semanas até que a pool de endereços concedidos pela IANA, se esgotem.

Ainda assim, de referir que as entidades de registo locais e regionais têm endereços “em stock“, logo não estaremos a falar de um “colapso” imediato. No sentido de alertar a comunidade Internet para a importância do IPv6, a FCCN tem promovido várias iniciativas e está, inclusive, a preparar o lançamento de um site que só poderá ser visto por quem tiver IPv6, adiantou Pedro Veiga, presidente do organismo que gere os domínios .pt ao TeK.

Os últimos dados internacionais dão conta de que actualmente apenas 0,2 por cento dos internautas, em todo o mundo, têm ligações compatíveis com o novo protocolo.” Fonte: http://tek.sapo.pt/

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments

Related Posts

Leave A Response

*